Os atores


Elder de Paula, ator, nascido em Macapá – AP, em 1988, iniciou sua jornada no teatro no ano de 2006, no âmbito escolar, com o espetáculo “Na terra do julgamento”; no ano seguinte associa-se ao grupo Oi Noiz Aqui Traveiz, onde participou de diversas montagens no cenário amapaense, tais como “O auto do boi surubim” (2007, 2008), ”Judas e Jesus, a historia da traição” (2007, 2008). No Ano de 2009, através do premio Mirian Muniz, idealizado pela Funarte/MINC, participou do musical “Os saltimbancos” (2009). Em 2010, integrou-se no grupo Cores na Rotunda e iniciou a montagem do espetáculo “Cordel do amor sem fim” compondo o circuito Amazônia das artes do SESC.

Sua participação na rua começou com a atuação em “Em boca fechada não entra mosquito ou torturas de um coração” (2008), do autor Ariano Suassuna e expandiu sua experiência de rua ao participar das vivências do grupo eureca conhecendo a magia da linguagem lúdica que hoje é objeto de sua pesquisa, a linguagem intimista da rua.

Joca Monteiro, sua carreira iniciou com o teatro de rua em 1997 na formação do grupo “Cá entre nós” e suas pequenas iniciativas de intervenções de rua. Sua técnica ganhou fundamento com a vivência com outras companhias que passaram pela Cidade como a Cia. Argentina Charivai, o Trio Paratiny e o Instituto Ta na Rua. No entanto sua maior descoberta é fruto de sua pesquisa da linguagem lúdica infantil; foi na sala de aula e na convivência com seus alunos, que ele criou um novo formato teatral voltado para a infância atual, deste processo surgiu o “Grupo Eureca Educação Arte e Cultura” e muitas produções com a temática educação e cidadania como “A língua solta do menino Joca” premiado  com a Bolsa Funarte de Estímulo ao Circo e o “Projeto Parazinho” inicativa social vencedora do selo Itaú Unicef.
Joca além de coordenar o grupo Eureca, atua em outras companhias como a “CIA. Cores na Rotunda” e é um dos fundadores do Coletivo de Artistas Produtores e Técnicos em Teatro do Amapá – CAPTTA, do qual tem divulgado seus ideais e contribuindo, dentro de um processo colaborativo, para o avanço do teatro cidadão em seu Estado.
+ sobre Josias o Joca http://textoteatro.blogspot.com/p/dramaturgia-dejosias-monteiro.html