quinta-feira, 29 de março de 2012

Primeira visita da Caravana da Leitura 2012


Hoje iniciamos nossa Agenda da Caravana da Leitura, a primeira instituição visitada foi a Escola Santa Inês, 20 funcionários e 125 crianças alcançadas. Muita diversão e aprendizado em um espetáculo lítero-musical muito envolvente. Os professores ficaram muito contentes com a forma como são abordados os temas de importância da leitura e dos cuidados com a escola, os mesmos vão poder usar o contexto da peça em suas aulas.


Ao término as crianças estavam com um sorriso recompensador no rosto e muito conhecimento adquirido de uma forma muito divertida.
Nesta releitura de João do Cheroso e João do Céu Vendendo Cordel, também foram abordados outros temas importantes que fazem parte da realidade escolar como o Bullying e violência na escola.
As próximas escolas a serem visitadas são: Escola Amapá e Hildemar Máia no dia 04/04, Escola Pequeno Príncipe dia 10/04 e Escola Princesa Isabel dia 12/04.
A Caravana da Leitura estará visitando as escolas públicas até o fim de maio, não deixe sua escola fora dessa agenda.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo

Em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e ao Dia Nacional do Circo (27 de março) o João Cheroso representou o Grupo Eureca e Palco Fora do Eixo/AP em uma atividade comemorativa destas duas importantes data.


A ação teve como público as crianças da Escola Visconde de Mauá (Macapá / AP) que se divertiram com o palhacinho em busca de uma escola para estudar.


Além de marcar as comemorações do Teatro e do Circo, a ação envolveu a valorização do livro, da leitura, da literatura, dos cuidados com a escola e o compartamento dos pequeninos.
 

Este foi, sem sombra de dúvida, um dia muito especial para o Teatro, para o Circo, para o João Cheroso e principalmente para as crianças que participaram do evento.


Durante este semeste o Grupo Eureca, João Cheroso e João do céu Vendendo Cordel visitarão várias escolas do Amapá.




Fotos: Ricardo Silva Oliveira / Poéticas Visuais/ Centro Multimídia da CAFE/AP 

 





domingo, 18 de março de 2012

Apresentação do dia 17.03.2012











Fotos: Kairo Ribeiro








1 Ano de Espetáculo!!


E foi assim, o Alexandre contou uma história de cabra mentiroso que um dia jogou um disco pela janela e o disco engatou em um galho de uma árvore e quando o vento soprou o disco lá no alto tocou: - Ai juazeiro! Quando o disco voltava, tocava Juazeiro ai! Hilário, mas o Joca fez música:
Ai Joazeiro
O disco do Juazeiro ela jogou pela janela
Não queria mais nem saber mim
O disco velho engatou na laranjeira
E um espinho de agulha lhe serviu

- Então quando o vento soprou ele tocou:
Ai Juazeiro, ai Juazeiro.
Quando voltava era Juazeiro ai.
Ai Juazeiro, ai Juazeiro.
Quando voltava era Juazeiro ai.

 Inspirado pela canção, Joca escreveu o texto “João Cheroso e João do Céu Vendendo Cordel” e convidou seu amigo Elder de Paula para encená-lo. Partiram para as paradas de ônibus a fim de experimentarem a “leitura aberta”, experiências relatadas nas primeiras postagens deste Blog, e assim seguiram; todos os ensaios eram na rua, em três meses o trabalho já havia crescido muito, representou o Amapá no festival Amazônia Encena na Rua/RO e visitou o Acre, Piauí e Maranhão.
O espetáculo ganhou cara nova em março deste ano com a iluminação  experimental de Marina Beckman, a direção de arte de Paulo Rocha  e o Cordel “A estrela do Sertão, Luiz Gonzaga o Rei do Baião” (cordel do Joca), uma homenagem ao centenário do artista que chegou a visitar a cidade de Macapá e para ela fez música.
Nunca houve de fato uma estréia do trabalho, pois os ensaios abertos eram uma arte a parte, então como iniciamos o processo na rua dia 1 de abril de 2011 concluímos que esta é a data do aniversário do espetáculo.
Vamos comemorar em grande estilo, reserve essa data para comer bolachinha com João do Céu e João Cheroso!

sábado, 17 de março de 2012

Participação no Amazônia Encena - Jul/2011


    Amigos, temos aqui dois vídeos disponíveis no Youtube que mostram O Festival Amazônia EnCena na Rua, relizado pelo Grupo O Imaginário - RO - No Primeiro os atores Elder de Paula e Joca Monteiro participam de uma reportagem do SBT local; eles interpretam os palhaços "Fu" e "Bolin Brock" e aproveitam para anunciar o espetáculo "João do Céu e João Cheroso vendendo Cordel". 



    Neste segundo, vemos o diário Diário de Bordo de Gustavo Reinecken e Denis Camargo, artistas de Brasília - BR/SA, que registraram seus dias de imersão no Festival, mostrando um trechinho de "João do Céu e João Cheroso vendendo Cordel", (terceiro grupo a se apresentar no segundo dia de Festival), eles fazem bons comentários sobre o trabalho.
   É isso aí, confira os artistas Amapaenses ganhando destaque Nacional.

quarta-feira, 14 de março de 2012

A Estrela do Sertão Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

O Grupo Eureca tem a honra de apresentar o espetáculo  João Cheroso e João Do Céu Vendendo Cordel um trabalho que visa a revitalização do teatro de rua no Amapá para proporcionar diversão, entretenimento e cultura pra todas as idades.
A baixa oferta de produtos culturais da Amazônia em outras regiões e a necessidade de integrar os estados brasileiros a história pouco conhecida da região mais jovem do país (o Norte) com a mais antiga (o Nordeste) podem ser identificados como os principais motivadores para inauguração de um Projeto como João Cheroso e João do Céu Vendendo Cordel.
No espetáculo João Cheroso (Joca Monteiro) e seu pai, João do Céu (Elder de Paula) seguem o caminho dos retirantes nordestinos que vieram para a Amazônia em busca de melhores condições de vida. Na chegada ao Amapá os dois descobrem uma curiosidade: a capital amapaense, também, foi visitada pelo conterrâneo Luiz Gonzaga e este compôs músicas em exaltação à cidade de Macapá. João do Céu e João Cheroso resolvem declamar em forma de cordel a vida dA Estrela do Sertão, Luiz Gonzaga – O Rei do Baião, uma homenagem ao centenário de nascimento (1912 - 2012) do nordestino que levou sua cultura aos quatro cantos do planeta e se encantou com o Meio do Mundo.
Este espetáculo é apresentado aos finais de semana em locais públicos e integra a Caravana da Leitura, projeto do Grupo Eureca que leva teatro, música e ações de incentivo a leitura para as escolas.
“Com seu fole arrojado
Fez Brasil e o mundo dançar
Com o baião, siridó, balanceio
Faltava outra dança apresentar
Da Cidade Jóia da Amazônia
Tô falando de Macapá”


Serviço
Espetáculo: João Cheroso e João do Céu Vendendo Cordel
Gênero: Teatro de Rua
Elenco: Joca Monteiro e Elder de Paula
Direção de arte: Paulo Rocha
Iluminação Marina Beckman
Apresentações: Sábados e Domingos às 19h
Local: Em frente à Casa do Artesão
www.teatroderua-ap.blogspot.com

segunda-feira, 12 de março de 2012

 

       A participação no Grito Rock foi no mínimo ousada, entrar no palco dos roqueiros e tocar pandeiro e triângulo não é para qualquer um. 
Uma mistura bem legal foi a banda Profetica interagindo no Baião com o nosso Baião. 
Nossa intervenção foi uma ação do Palco Fora do Eixo e bem aceita pelos presentes.